EVPM’s

O EVPM é composto por 102 cantores: 16 sopranos 1, 21 sopranos 2, 15 contraltos 1, 13  contraltos 2 , 7 tenores 1, 9 tenores 2, 13 baixos 1 e 8 baixos 2.

Existe desde 1991 e nos seus 25 anos de existência, passaram mais de 300  cantores com um talento impressionante. Hoje em dia o grupo é formado por elementos igualmente talentosos, muitos que se mantém desde a sua formação e com origens muito diferentes.

Uma grande parte dos cantores são estudantes ou mesmo graduados em canto e música. Para além destes, o coro é constituído por uma série de cantores para quem a música é uma grande paixão, sem necessariamente tratar-se de uma profissão.

Por ser um grupo jovem, procura dentro da sua atividade musical, explorar a componente lúdica, sem esquecer a componente educativa e por isso “viaja”, no tempo e no espaço, fazendo música de diferentes tipos, estilos, países e épocas. Os seus elementos, unidos por um gosto muito especial pela música vocal e por grandes laços de amizade, estão empenhados em levar ao conhecimento da Comunidade programas que incluam Música para todas as idades, gostos e feitios!

Maestro e fundador

José Manuel Pinheiro nasceu em S. Mamede de Infesta – Matosinhos.

Frequentou o curso de Engenharia Electrotécnica na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, curso que abandonou para se dedicar exclusivamente à música.

Concluiu no Conservatório Nacional o Curso Superior de Composição com elevada classificação, e frequentou no Conservatório de Música do Porto o Curso Superior de Piano e parte do Curso Geral de Violino e Canto. Obteve o grau de licenciatura em Música na Universidade de Aveiro e concluiu com distinção o mestrado em Choral Education (Music Education) na Roehampton University – Londres.

Na área da música e da pedagogia frequentou, a convite da Yamaha Music Foundation e de outras instituições musicais, cursos em Espanha, Inglaterra, Alemanha, Holanda e Áustria.

A sua atividade dominante incide sobre a pedagogia, educação e animação cultural – musical. Tem orientado por todo o país acções de formação na área da Expressão Musical para professores do Ensino Básico. Leciona no Conservatório de Música do Porto a disciplina de Acústica Musical e Organologia e no Curso de Música Silva Monteiro a disciplina de Classes de Conjunto – Coro.

Conquistou com o projecto “ENSEMBLE VOCAL PRO MUSICA”, de que é director artístico desde a sua fundação em 1991, vários prémios em concursos internacionais, sendo de destacar o GRANDE PRÉMIO DO CONCURSO DE VENEZA em Setembro de 2007.

Trabalhou direcção de coro e orquestra com os maestros Colin Durrant, Denis Dupays, Gregory Roses, Matti Hyökki (Academia Sibelius Finlândia), Mike Brewer (National Youth Choir of Great Britain), Peter Erdei, Ralph Allwood (Eton College – National Youth Choir of Wales) e Wassil Arnaudov.

Presidente e pianista acompanhador

Miguel Hespanhol nasceu a 21 de janeiro de 1989, no Porto.

Estudou Engenharia Industrial e Gestão na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto e ao mesmo tempo completou o Curso Complementar de Piano no Conservatório de Música do Porto.

Trabalha como gestor de uma equipa de consultores no Kaizen Institute mas mantém um gosto muito especial pela música, que satisfaz através do EVPM, como coralista e pianista acompanhador. Mas o seu envolvimento com o grupo não termina aí pois assume o cargo de Presidente da Direção desde 2011.