Sobre nós

O Ensemble Vocal Pro Musica (EVPM), é um projeto de interligação Escola-Comunidade, fundado na cidade do Porto, em 1991, pelo Prof. José Manuel Pinheiro e por alguns dos seus alunos.

Inicialmente, integraram este projeto elementos oriundos de vários grupos que partilhavam uma mesma direção musical. Realizámos cerca de 80 concertos em diversas igrejas e salas de espetáculo de Portugal, onde procurámos desfazer a ideia negativa que muitas pessoas têm dos coros amadores e da música coral.

Nos anos que se seguiram, tendo como base um coro que foi criado no Curso de Música Silva Monteiro para corresponder às exigências curriculares da escola, começa uma nova etapa, passando a apostar numa formação coral sinfónica com cerca de 100 elementos, essencialmente oriundos do Curso de Música Silva Monteiro, Conservatório de Música do Porto e de outras Escolas e Universidades. No entanto, o grupo mantém-se aberto a todos os que gostam de cantar e que têm alguma formação musical.

Dinamizar a atividade coral através da promoção de espetáculos diferentes, promover o gosto pelo canto em grupo e muito especialmente promover a investigação e inovação na área coral são objetivos que se perseguem com particular atenção neste projeto.

Procuramos, em cada concerto, fugir à rotina e ao formalismo. Por isso experimentamos, sempre que possível, situações novas, como por exemplo: a interligação da expressão musical com a expressão dramática e corporal, disposições diferentes, o uso do movimento associado à música, a participação ativa do público, a utilização de instrumentos e fontes sonoras pouco vulgares, … , surpresas!

 

Saiba mais sobre a nossa história.